Profissão em Foco | Terceira Série - Ensino Médio

3 Mar 2018

A escola possui um papel importante na orientação profissional de seus alunos e deve estimular a busca de informação sobre o mundo do trabalho e incentivar a reflexão pessoal sobre a escolha ocupacional, realizando atividades que sensibilizem o aluno para a temática do trabalho e fazendo-o considerar todas as variáveis desse processo

A Coopex – Colégio Boa Ideia busca, através do projeto “Profissão em Foco”, abrir a temática sobre a escolha profissional com um foco específico no auxílio da caminhada dos jovens. Colocá-los em contato com as diversas profissões foi a forma encontrada para diminuir as dúvidas e fazê-los colocar em seus objetivos de vida passos mais concretos.

Contando com a presença de 7 profissionais de diversas áreas, a primeira edição de 2018 do projeto, aconteceu nessa sexta feira (02/03) na ASKAPA. Para Lara, aluna do 3º ano, “estar em contato com o profissional do curso pretendido foi um fator decisivo para a confirmação dos seus objetivos e que projetos desse tipo são muito importantes para mostrar a realidade das profissões”, comentou. “Os jovens nessa etapa do desenvolvimento são alvo da ansiedade gerada por tudo que os cerca: projeções dos desejos familiares, expectativas próprias, realidade de sua comunidade; cabe a nós, escola, extrapolar a fronteira da troca de conteúdos e ir além, prepará-los para que a escolha profissional não seja traumática” relatou a coordenadora do Ensino Médio Fátima Montenegro. Patrícia Alves, professora e gestora da instituição, afirma que “a escola precisa ser a facilitadora no elo entre os alunos, o ensino superior e, por consequência, suas carreiras e profissões”.

A Coopex – Colégio Boa Ideia agradece aos profissionais que dispuseram um pouco do seu tempo para abrilhantar o evento:

• Carlos Humberto da Silva Moreira

Tenente Coronel do 20º Batalhão da PMBA

• Chris Haley Bandeira Clemente

Arquiteto

• Edmar Ferreira Nogueira

Engenheiro Civil – Fernog Engenharia

• Reginaldo Coelho Cavalcante

Juiz da 1ª Vara do Sistema do Juizado Especial de Paulo Afonso

• Suse Mara Sandes Pires de Oliveira

Cirugiã Dentista – Odonto Smile

• Adriana Maria Silva Aragão Yõyô