Coopex participa de encontro sobre cérebro, comportamento e emoções em Gramado - RS

3 Jul 2018

Pedagogos e psicólogos cooperados da Coopema*, Coopex** e Inovar*** participaram da 15ª Edição do Congress Brain, Behavior and Emotions, realizado em Gramado, Rio Grande do Sul. A oportunidade foi proporcionada pelo Sistema OCB/AL com o objetivo de contribuir para um melhor perfil técnico dos profissionais em virtude das demandas de ordem psicopatológicas.

O congresso durou quatro dias abordando temas como Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Dependência Química, Importância do Sono, Alterações Cognitivas, Juventude e Sofrimento, Transtornos de Humor, Epilepsia, Esquizofrenia, Suicídio, Cérebro e Traumas, Tratamentos e Perspectivas no Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Personalidade Borderline, Cérebro e Corpo, entre outros.

“Temos visto que o tratamento positivo e equilibrado com os indivíduos é fundamental, pois as formas de negligência parental, opressão e violência são capazes de ocasionar mudanças na estrutura encefálica humana. Assim, as participações no congresso foram importantes para o preparo dos cooperados, que precisam ter capacidade comportamental e emocional para acolher as diversas situações que surgem no dia a dia”, explicou Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL.

Jirlene Costa, presidente da Inovar, disse que a escola precisa se adequar à realidade da sociedade atual e que a participação no congresso já possibilitou a identificação de casos existentes em seu dia a dia.

Já o psicólogo Givaldo Pinheiro destaca que a Coopema quer aprofundar cada vez mais o trabalho de educação inclusiva. “Escola é um lugar para todos, especialmente para os que possuem deficiências, sejam físicas ou mentais. E o evento trouxe insights de como envolver a família nesse processo de inclusão para que surjam melhores resultados de aprendizado e desenvolvimento na vida dos alunos”.

Palestras, conferências, mesas redondas, cursos e apresentações de trabalhos fizeram parte da programação da 15ª Edição do Congress Brain, Behavior and Emotions.

*Coopema – Cooperativa Educacional de Maceió.

**Coopex – Cooperativa Educacional de Xingó.

***Inovar – Cooperativa Educacional Maria Cristina de Souza.

****Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).

Texto: Ascom Sistema OCB/AL