top of page

Professor da Coopex – Colégio Boa Ideia tem trabalho publicado em revista científica especializada.

O professor Mestre Wellington Neves tem artigo publicado na revista científica da Universidade Federal de Sergipe.


Com o título ENTRE RECORDAÇÕES E TRAUMAS: CONCEIÇÃO EVARISTO E TONI MORRISON o trabalho teve atenção especial pela renomada pesquisadora francesa, Paula Anacaona*, que investiga a cultura e a Literatura Brasileira marginal.

O professor pesquisador faz uma investigação de teoria comparativa cujo objetivo é analisar pelo víeis da memória traumática, o grau de aproximação das condições sociopolítica, cultural e histórica dos negros nos romances Ponciá Vicêncio, da afro-brasileira Conceição Evaristo (2003) e Beloved, da afro-americana Toni Morrison (1987).

Segundo Paula Anacaona: "O estudo chamou atenção pela sensibilidade do pesquisador em observar a distância histórica e territorial entre as duas obras, a condição das mulheres negras - antes da abolição da escravidão no contexto norte-americano, e após a abolição no contexto brasileiro - é a mesma. Abuso Sexual, Preconceito Racial ... Em ambos os países, os negros lutam para esquecer a dor do passado. A contribuição desse trabalho é uma potência para o desenvolvimento intelectual e sócio – cultural para as teorias da Crítica Cultural"

Confiram na íntegra em: https://www.anacaona.fr/blog/conceicao-evaristo-toni-morrison-beloved-poncia/


*Paula Anacaona é pesquisadora, tradutora e escritora francesa. Versão português: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1907/1664


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page