Ação do Dia C realizada pela Coopex – Colégio Boa Ideia contempla gestantes carentes de Paulo Afonso

Dia C - Kit Bebê 2018

A adolescência traz consigo uma série de mudanças, dúvidas e questionamentos que nem sempre encontram um ambiente propício e aberto ao debate dessa temática. A partir dessas necessidades, nasce o projeto “Kit Bebê”, fruto da inquietação dos professores em criar um espaço em que os alunos pudessem abertamente dialogar, compartilhar e construir ações em que eles mesmos fossem os protagonistas.

Quando se trata de gestantes e bebês todos tem plena consciência das necessidades básicas e gastos que envolvem essa fase. Além de todo suporte financeiro, as novas mamães tem também uma grande necessidade de afeto e atenção.

Assim, após discussões, estudos, leituras e mapeamento da realidade local, o Projeto Kit Bebê contempla uma variedade de atividades no decorrer de toda a unidade letiva. Em sua culminância, o projeto presenteia as novas mamães com uma tarde de relaxamento, abraços, entretenimento, música e afetividade, além de, ao final, um kit contendo banheira, fraldas, roupas e brinquedos, como nos explica a socióloga Nadjan Kelly:

“Os alunos precisavam de uma forma para expor seus sentimentos, pensamentos e inquietações e nada melhor para isso do que um projeto em que eles pudessem se movimentar e construir. O contato com essas mãezinhas é uma forma deles, ajudando e se doando, refletirem sobre suas próprias condições, posicionamentos e desejos”, finalizou.

Todo o conteúdo do kit é arrecadado, organizado e montado pelos próprios alunos, que para isso, chegam a dedicar cerca de 3 meses de trabalho árduo. Lara Paiva, aluna da 2ª série do Ensino Médio, nos falou sobre a dificuldade de conseguir as doações: “o difícil não é pedir, difícil é ver a reação das pessoas quando pedimos. As pessoas não estão abertas a ajudar, mas eu levo isso com tranquilidade, pois cada um dá aquilo que tem. Sou muito grata a todos que ajudaram de coração, são essas atitudes que me fazem acreditar que tudo pode dar certo”.

Para o momento da entrega dos kits os alunos planejam com detalhes todos os passos. Dividindo-se em grupos, cada aluno pode contribuir da maneira que se sente a vontade: da recepção à elaboração do cardápio do lanche passando também pela oficina dos abraços... não faltam atividades para eles se distribuírem e modelarem a ação.

“Ver os sorrisos das mães após um abraço foi o maior presente que eu poderia receber. Sou, sem dúvida nenhuma, uma pessoa diferente após esse projeto. É a primeira vez que participo de uma ação assim e nunca imaginei que algo tão simples me trouxesse tanta mudança” relata a aluna Hellen Rayssa da 1º série do Ensino Médio.

Sobre o posicionamento da Coopex para esse formato de projeto, a presidente Arleide Gomes declarou “abraçamos com muito orgulho esse tipo de iniciativa, mais do que isso, nos juntamos para ajudar. Acredito em um cooperativismo que saia do papel e vá para a prática, para a ação, para as ruas”.

O Projeto Kit Bebê faz parte de um conjunto de iniciativas que compõem o Dia do Cooperativismo – Dia C. Estimuladas pelo Sistema OCB e apresentando o tema “Atitudes Simples Movem o Mundo” o projeto busca engajar as cooperativas e suas comunidades na busca por um mundo mais justo e igual.

Confira a cobertura completa clicando AQUI