Segmentos de Atuação

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9394/96, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. E segundo a alteração da redação desta e de acordo com a lei 11.274 de 06 de fevereiro de 2006 que dispõe sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, a criança de 6 (seis) anos é obrigatório a inclusão no Ensino Fundamental.

A Educação Infantil é um importante acontecimento na vida da criança. Nessa fase, ela será solicitada a conviver e a interagir no mundo fora de casa. Num período como esse, que exige da criança um grande esforço de adaptação, é fundamental que ela conte com a compreensão e a ajuda de adultos. Pais e professores constituem elementos essenciais de apoio à criança, para que ela possa superar as possíveis dificuldades encontradas nessa fase da vida.

O Referencial Curricular Nacional traz orientações didáticas para crianças de zero a cinco anos, respeitando o estilo pedagógico e a diversidade cultural brasileira. O referencial do ensino infantil abrange os seguintes requisitos curriculares: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática e identidade e autonomia.

Movimento

O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do físico, dando uma reflexão acerca das posturas corporais, na motricidade das crianças. Os conteúdos abrangem as possibilidades expressivas do movimento e o seu caráter instrumental.

Música

A música está presente em todas as culturas, faz parte da educação desde tempos remotos, na Grécia antiga era considerada fundamental para a formação de futuros cidadãos, juntos com a filosofia e a matemática. É a música uma linguagem sonora capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A prática da bandinha tem sido de uso constante para o desenvolvimento motor, da audição e do domínio rítmico. A música está presente nas situações mais diversas do ser humano, além de capacitar a criança a ouvir, perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, interagir com outras crianças e ampliar seu conhecimento de mundo.

Ensino Fundamental

O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para:

 

    • I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

    • II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

    • III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

    • IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social” (Artigo 32)

 

O ensino ministrado no Colégio Boa Idéia está estruturado por áreas do Conhecimento, conforme orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, quais sejam: Língua Portuguesa, Matemática,Ciências Naturais, História, Geografia, Educação Artística, Educação Religiosa e Educação Física, além de Língua estrangeira Moderna  (Inglês e Espanhol) e Cooperativismo que integram a parte diversificada do Currículo da escola. Estas áreas de conhecimento trabalharão os seus conteúdos de forma transversal, enfocando temas de Saúde, Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural, visando a formação do indivíduo para que ela seja atuante no seu espaço e tempo, de forma critica e participativa ao invés de apenas valorizar a mera retenção dos seus conteúdos, dando ênfase ao desenvolvimento das habilidades mentais, como a observação, a análise, a reflexão e a criatividade. Por tanto, a proposta curricular tem por base à interdisciplinaridade dando lugar à formação de uma escola criativa, ousada e com uma nova concepção de divisão do saber, pois a especificidade de cada conteúdo precisa ser garantida paralelamente a sua integração em um todo harmonioso e significativo.

Quais os objetos do conhecimento significativo, essenciais a formação do cidadão brasileiro? Nenhum “objeto” do conhecimento em si forma um cidadão. Nenhum discurso que não se respalde na prática educativa é suficiente para formar o cidadão democrático que se almeja.

Ensino Médio

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica assume dimensão essencial no processo formativo de todo cidadão brasileiro. É a etapa de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos na educação superior (Art. 35, Inciso I, LDB).

De acordo, ainda, com o Art. 36 §2º da mesma LDB, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. O currículo do Colégio Boa Idéia para o Ensino Médio está organizado em três áreas de conhecimento escolar, em conformidade com as leis vigentes, fundamentando-se nos eixos de: representação e comunicação, investigação e compreensão e na contextualização sócio-cultural.

As disciplinas integrantes de cada área de conhecimento, levando em consideração os eixos apontados tem a finalidade de desenvolver as competências e habilidades específicas. Assim para cada área teremos as disciplinas pertinentes, bem como a indicação dos conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidas.

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